terça-feira, 25 de agosto de 2009

Filmamos a morte

Gente! Finalizamos o curta-metragem, "A morte me passou a perna."
Na postagem anterior, coloquei fotos das provas na locação. Testamos os adereços, a cenografia e a luz para que ficasse de acordo com o roteiro e principalmente porque se tratava de um plano sequência. E fazer um plano sequência não é nada muito fácil. Tudo precisava estar no devido lugar para que a filmagem seguisse o curso da história.
Só de objetos de composição do local onde se passa a história eram mais de 200, entre santos, bonecas, imagens, panos e livros, sem contar a luz projetada e pensada artísticamente para cada cena. A locação perfeita foi o especial ateliêr do artísta plástico Iuri Sarmento.
O resultado foi um vídeo que se diferencia em ousar em um plano sequência de cinco minutos e que trata de um assunto super delicado como a morte e principalmente a superação da morte, de um ato de desespero. O vídeo é um alerta para a valorização da vida.
Em cada um dos três depoimentos, interpretados por não atores (era importante que não fossem atores) , é colocada uma situação diferente, de vidas diferentes e de pessoas diferentes. O cenário foi artísticamente idealizado para agregar os personagens. A luz cada uma em cores diferentes apresenta os personagens. A música é a "Sonata do Luar" de Beethoven modificada especificamente para o vídeo. Pensei em uma música clássica mas que pudesse adaptar para algo diferente. Principalmente quando a música é bastante conhecida (o que foi nosso caso propositadamente) e o resultado ficou extremamente com o que eu pensei.
Enfim... Ficou pronto e eu gostei bastante.
Vejam as fotos e depois vocês poderão assitir. Falei depois...
Fotos: Dimitri Sarmento e Fábio Salmeron