CAIXA APRESENTA 14ª MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO NO RIO
Evento terá mais de 100 filmes e promoverá oficinas, debates e fóruns na CAIXA Cultural, Espaço Museu da República e Arte SESC
A Mostra Internacional do Filme Etnográfico chega à sua 14ª edição e acontece de 26 de novembro a 4 de dezembro, com exibições gratuitas na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Espaço Museu da República e Arte Sesc Flamengo. O evento é reconhecido como um dos mais importantes focos de formação e informação do público e de difusão e produção desse gênero de cinema.
A abertura será dia 26 de novembro, às 18h30, no Arte SESC, com a exibição de “Mosso Mosso – Jean Rouch comme si...” (França, 1998), de Jean-Andre Fieschi. Na ocasião também haverá o lançamento do 2º Etnodoc, edital que contemplará com financiamento projetos de documentários de até 26 minutos, pela Associação de Amigos do Museu de Folclore (mais detalhes no
http://www.etnodoc.org.br/).
“A proposta da Mostra de fazer uma conexão singular entre o mundo acadêmico da imagem, de pesquisas e reflexões e o circuito cinematográfico mais amplo mantém-se como mote do festival. Queremos exibir filmes, mas também continuar oferecendo alternativas no campo da formação e do debate”, diz Patricia Monte-Mór, curadora da Mostra, que tem a coordenação do cineasta José Inácio Parente.
Foram avaliados mais de 300 filmes inscritos para se chegar à seleção final de filmes e vídeos, que irão revelar como anda a produção de 21 países. A Mostra se destaca no cenário de festivais voltados aos documentários. Além de gratuita, valoriza não só a exibição dos filmes como também o debate e a conexão com trabalhos e pesquisas na área. As alternativas são as oficinas, fóruns e mesas-redondas do Fórum de Cinema e Antropologia e do Projeto Educativo Etnocine.
Filmes e programas especiais
A riqueza de temas e nacionalidades sempre marcou a Mostra do Filme Etnográfico que, nesta edição, apresentará filmes de Senegal, Irã, Romênia, Argentina, Portugal, Índia entre outros países.
A documentarista indiana Saba Dewan, que estará no Brasil durante o evento, apresenta seu “Naach, The dance”, sobre jovens dançarinas que fazem espetáculos para homens – palco e plateia ficam separados por uma cerca de arame farpado – na zona rural de Bihar. Ela é diretora também de “The other song” e “Delhi-Mumbai-Delhi”. Haverá um programa especial da Argentina com quatro vídeos chamado “Documentar(nos)”. O antropólogo Marcelo Alvarez, do Instituto de Antropología e Pensamiento Latinoamericano de Buenos Aires, apresentará a sessão.
Panorama nacional
De produções brasileiras, a Mostra apresentará 50 produções, entre curtas, médias e longas. São filmes de todas as regiões do Brasil, muitos resultantes de oficinas audiovisuais; realizações de cineastas indígenas e vários antropólogos como diretores de seus filmes.
Entre os inéditos, serão exibidos “Trans”, de Fabio Salmeron, sobre travestis e transsexuais baianos; “Alegriatristezaalegria”, de Beatriz Paiva, com moradores do Morro dos Macacos; “Dr. Raiz - etno videoclip”, de Marco Antonio Gonçalves, antropólogo, professor de antropologia do IFCS/UFRJ e autor do livro "O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch". Com temas recorrentes na Mostra - comunidades indígenas e quilombos – tem ”Bracuí – Velhas lutas, jovens histórias”, de Paulo Carrano, e “Pio Hoimanazé – A mulher Xavante em sua arte”, de Cristina Floria, além de “Sangradouro”, também inédito, de Divino Tsereuahú, Amandine Goisbault e Tiago Torres (Vídeo nas Aldeias)”.
Atividades
No Fórum de Cinema e Antropologia – que acontecerá na CAIXA Cultural – há a previsão de uma mesa de debates ”Documentário x filme etnográfico” e uma conversa sobre etnografia e TV, tendo como foco a novela Caminho das Índias. O Projeto educativo Etnocine será realizado pela manhã na CAIXA Cultural com escolas da rede pública, em continuidade à itinerância da Mostra que ocorreu nos meses de setembro e outubro, como prévia do festival.
O workshop oferecido pela Mostra será dirigido por Vincent Carelli, o coordenador do “Vídeo nas Aldeias”, projeto sediado em Olinda, Pernambuco. Ele ganhou cinco Kikitos em Gramado com “Corumbiara” (que está na programação) e vai oferecer uma oficina sobre a metodologia do Vídeo nas Aldeias. A entrada é franca, mediante inscrição prévia para seleção pelo site
http://www.mostraetnografica.com.br/, onde também pode ser consultada a programação da Mostra.
SERVIÇO:
14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico – Mostra de documentários.
Locais: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Metrô: Estação Carioca)
Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete);
Arte SESC (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo).
Abertura: Dia 26 de novembro, às 18h30, no Arte SESC.
Datas: De 26 de novembro a 4 de dezembro de 2009.
Entrada franca.
Classificação: Consultar programação
Site do evento:
http://www.mostraetnografica.com.br/
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2202 3096 // (21) 2202 3086
E-mail:
cultura.rj@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br/caixacultural
17/11/2009Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federalwww.caixa.gov.br
Notícias da CAIXA por e-mail. Cadastre-se aqui.