quinta-feira, 5 de março de 2009

Companhia Musicada

Gosto de filmes musicados. Quando falo musicados quero dizer sublinhados em sua maioria por um fundo musical que eleva a trama, dando o ar muitas vezes de tristeza, solidão, descompasso, tempo que passa. Não se trata da trilha sonora tão conhecida em que o som sobe e toma toda a tela. Me refiro a um estilo todo pessoal de marcar um filme. Que me atrai pelo simples fato de que ele conduz a trama e faz com que o público sinta-se embalado pela melodia. Não é fácil inserir esse tipo de estratégia nos filmes. É necessário uma trama que case perfeitamente com a canção escolhida e que uma não sobreponha a outra. É preciso talento para fazer isso.
Talento que pode ser percebido na direção do excelente filme, Brokeback Mountain, dirigido Ang Lee, em que a canção de fundo faz parte de quase toda a oratória fílmica. Outra película que me veio a mente é o magistral clássico, encabeçado por Elizabeth Tailor e Richard Burton, "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?", direção de Mike Nichols, em que a trama em vários momentos tem o recheio certeiro de uma leve e doce canção de fundo, enquanto as personagens se degladiam em cena.
O filme O Leitor, dirigido por Stephen Daldry e estrelado pela atriz ganhadora do Oscar por este mesmo filme, Kate Winslet, é um caso recente desse tipo de abordagem ou de colagem ou representação da trama no filme. O Leitor é delicadamente narrado por uma canção que surge sorrateiramente lá do fundo e vai nos guiando e emocionando diante do que nossos olhos veem. Espetácular.

Nenhum comentário: